Como era previsível Barack Obama, pelos democratas e Mike Huckabee pelos republicanos ganharam a primeira batalha do longo caminho que dista até à almejada Casa Branca.
Do lado republicano Huckabee, consiguiu impôr a sua lei, e obteve uma vantagem considerável sobre Mitt Romney, que a tudo recorreu nos últimos dias para poder alcançar Huckabee. No entanto, e apesar do que algumas sondagens vaticinavam, Mike Huckabee, conseguiu no Iowa uma vitória clara e expressiva com cerca de 34% dos votos contra os 25% de Romney. Foi certamente, este o início sonhado pelo ex- Governador do Arkansas, marcar diferença sobre os seus mais directos rivais de forma a conseguir entusiasmar os seus apoiantes à mobilização, essencial, nesta luta que se prevê longa.
Convêm ainda salientar que o actor Fred Thompson conseguiu suplantar John McCain por apenas umas centenas de votos, ficando assim em terceiro lugar, apesar de ter eleito apenas 3 delegados como o Senador. E para a história fica também a prestação a limiar o ridículo de Rudy Giuliani que apenas conseguiu 4% das intenções de voto, ficando mesmo atrás de Ron Paul, o candidato que tem batido todos os recordes de popularidade (e recolha de fundos) na Internet.
Nos democratas, a felicidade de Barack Obama, era imensa, não só venceu a sua principal rival, por uma margem significativa, (38%, contra 29%, da Senadora de NY) como viu ainda Hillary Clinton ficar atrás de John Edwards. Edwards, conseguiu superar Hillary, como vaticinavam alguns analistas, o que pode vir a baralhar significativamente as contas de Clinton na eleição. Foi a grande derrotada da noite.
Este impulso que tanto Obama, como Edwards necessitavam, para poderem sonhar em destronar Hillary na corrida a Washington, pode começar por alterar as sondagens dos estados que se seguem.
Para Barack Obama, este pode bem ter sido o início de uma longa história. Com esta vitória o Senador do Illinois, contagiou de euforia os seus apoiantes que já falam agora de uma nova vitória em New Hampshire (na próxima terça-feira), onde Clinton tem aparecido sempre à frente nas sondagens. Este mês será sem qualquer dúvida decisivo para o Senador Obama reverter a opinião dos democratas, ainda algo renitentes quanto à sua fraca experiência política, mas ao mesmo tempo apaixonados pela sua audácia e esperança.
Fotos: Vencedores em Des Moines (Iowa) - New York Times; Contagem votos - Jenon Katt i-report CNN
Etiquetas: Barack Obama, Caucus, Fred Thompson, Hillary Clinton, Iowa, John Edwards, John Mccain, Mike Huckabee, Mitt Romney, Primárias, Ron Paul, Rudolf Giuliani
0 Responses to “Iowa: Os Vencedores”