| A Arte de Pensar |


Prémio Pessoa 2007

Foi atribuído hoje, à historiadora Irene Flunser Pimentel, o Prémio Pessoa 2007. Este prémio é entregue anualmente ao português com maior relevância nas áreas artística, literária ou científica do país. O jornal Expresso e a Unisys entregam este prestigiado galardão desde 1987 e pela galeria de laureados figuram nomes conhecidos como Maria João Pires, José Cardoso Pires, Manuel Alegre, entre outros, um pouco à imagem do que faz a revista norte-americana Time Magazine desde 1927 atribuindo o galardão de Person of the Year. A título de curiosidade, o primeiro vencedor foi o aviador Charles Lindbergh e este ano a escritora J.K. Rowling posiciona-se bem à frente de Al Gore para ganhar no último dia do ano.
Há, no entanto, grandes diferenças entre estes dois galardões, descontando já a dimensão dos patrocinadores. A revista americana disponibiliza no seu site uma votação que permite aos utilizadores escolherem o seu preferido, já a portuguesa atribui a responsabilidade de escolher o vencedor a um júri. Qual não foi o meu espanto quando soube que esse júri escolheria dum painel de candidatos! Em Portugal, quem quiser ser reconhecido tem que se candidatar! Talvez seja devido a este pormenor que várias grandes personalidades ficarão por ser reconhecidas, lembro-me de José Saramago.

Voltando à laureada deste ano, Irene Pimentel estudou e estuda o Estado Novo tendo já editado vários artigos e livros sobre o tema que vão desde a investigação sobre a polícia política até ao papel das mulheres na ditadura. Colabora com a revista História da qual foi editora até 2001. Ao receber a notícia dedicou o prémio, com grande emoção, a todos os investigadores de história contemporânea.

Vencedores do Prémio Pessoa desde 1987

Júri actual - Francisco Pinto Balsemão (Presidente), Luís Portugal Deveza (Vice-Presidente), Alexandre Pomar, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, João Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui M. Baião e Rui Vieira Nery.

Etiquetas: ,

0 Responses to “Prémio Pessoa 2007”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com