| A Arte de Pensar |


Foto do Darfur

A crise humanitária no Darfur é sobejamente conhecida. Local onde existe o maior campo de refugiados do mundo, em que as pessoas são tratadas como armas de arremesso das várias partes dum conflito que parece não ter fim e que, apesar de já ter conhecido piores momentos, em 2003, continua insolúvel e instável.
Ainda que pareça não haver vontade politica para resolver este problema, a ajuda aparece dos quatro cantos do mundo e de diversas formas. Sendo discutível que os relatos de jornalistas possam ser considerados ajuda numa situação de crise, sabendo que alguns se preocupam mais com a sua história do que com uma qualquer vida humana, não deixa de ser verdade que dão impacto mediático conseguindo, muitas vezes, forçar os responsáveis a agir por pressão das populações.
No caso concreto do Darfur sudanês, uma repórter fotográfica tem ajudado, através da sua arte, a mediatizar a crise humana. Hélene Caux, também voluntária do ACNUR, tem percorrido o mundo com as suas fotografias e está agora em Lisboa aproveitando a presença de vários governantes europeus e africanos, entre os quais Omar al-Bashir, presidente do Sudão.
Porque este é um problema que não podemos ignorar, aqui fica o sítio da exibição. Até 10 de Dezembro, na Gare do Oriente, é possível sentir o Darfur através das fotos de Hélene Caux.

Etiquetas: , ,

2 Responses to “Foto do Darfur”

  1. # Anonymous Anónimo

    é de facto inacreditável o que está a acontecer! Ainda bem que Helene Caux passa pelo nosso país, talvez ajude os portugueses a terem uma mente menos mesquinha!  

  2. # Blogger Filipe

    Agora disseste tudo, caro anónimo.  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com