| A Arte de Pensar |


A quem pertencem os mandatos?

Muito interessante este "caso" Luísa Mesquita. Compreende-se bem o incómodo do PCP com ele. Expõe o tipo de prática, forma de actuar e principalmente disciplina do colectivo sobre o individual que o partido gosta apresentar por outras palavras, mas que são o que são e fazem parte do seu código genético.

É verdade que há um conflito entre o mandato pertencer a cada deputado que foi eleito, e o facto ele ser eleito numa lista conjunta, elaborada por um partido político e com a sua confiança política. A quem pertence afinal o mandato? A quem deve o deputado a sua eleição? No nosso sistema, como ele existe, a resposta não é muito clara. Mas por principio, em última instância, o mandato tem de ser de quem foi eleito e é aos seus eleitores que cada deputado deve contas e responsabilidade.

O problema é que Luísa Mesquita, ao ser deputada pelo PCP, sabia quais são as regras da casa, qual o compromisso que assumia perante o partido, e que agora vem quebrar. Se há partido que trata os seus eleitos como uma propriedade, e o deixa claro, é o PCP. Se Luísa Mesquita tem estas louváveis ideias que agora apresenta sobre o exercício dos mandatos, devia ter-se lembrado disso antes de aceitar o lugar na lista.

Etiquetas: ,

0 Responses to “A quem pertencem os mandatos?”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com