| A Arte de Pensar |


Biocombustíveis

Desde a intervenção de Fidel Castro no Granma que se ouve repetidamente o argumento de a utilização dos biocombustíveis levar ao aumento do preço dos produtos alimentares, e assim à fome de milhões de pessoas. Mas uma coisa não leva necessariamente à outra.

O mercado dos produtos agrícolas é a área do comércio internacional onde os países subdesenvolvidos têm maior potencialidade de se afirmar e conseguir ser competitivos. O baixo valor destes produtos nas trocas comerciais, junto com as medidas proteccionistas do mundo desenvolvido, é um obstáculo ao seu desenvolvimento e contribui para a manutenção das dificuldades e carências destes países onde se concentra a grande parte das pessoas em situação de pobreza. O aumento dos preços dos produtos alimentares beneficia os países produtores, assim como a subida dos preços do petróleo beneficia os países produtores de petróleo.

Prejudicará aqueles que ai vivem de outra actividade que não a agrícola, mas também esse efeito pode ser atenuado pelas externalidades positivas da melhoria dos termos de troca da economia com o resto do mundo.

Etiquetas:

0 Responses to “Biocombustíveis”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com