| A Arte de Pensar |


Parabéns a José Saramago

Saramago o mais internacional dos nossos escritores contemporâneos celebra hoje o seu 85º aniversário, sem que esteja previsto qualquer acto de homenagem condizente com a data e a pessoa, por parte das autoridades portugueses, tão predispostas a homenagear indivíduos ou entidades que pouco ou nada fazem pelo nome de Portugal. E se há alguém que como poucos tem dignificado o nome de Portugal nos quatro cantos do mundo, esse alguém é Saramago. Os seus livros estão hoje traduzidos em mais de 40 línguas, são lidos nos sítios mais remotos do nosso planeta, e para além de tudo isso é o nosso único Nobel (contemporâneo) e um dos maiores pensadores dos nossos tempos. Um defensor acérrimo da paz, que não olha à etiqueta política na defesa desta. Talvez seja este o maior defeito do Saramago político, este e a ideologia política que segue, nem sempre coerente; não se pode criticar a política belicista americana ou a política de instrumentalização da informação de Aznar ou mesmo o ideal de cultura de Santana e companhia, e no momento seguinte defender e apoiar as politicas repressores de Fidel.
Mas estes episódios menos dignos não devem manchar a imagem de homem pacifista e tolerante que Saramago tem. E se Portugal pode agradecer a Saramago pelo escritor brilhante que é devia também agradecer e aproveitar as suas qualidades enquanto homem de Paz, (algo que o nosso país vizinho tem sabido fazer).

* Está previsto para amanhã, Sábado, um colóquio organizado pelo Palácio Nacional de Mafra em comemoração dos 25 anos do Memorial do Convento com a presença de José Saramago. As comemorações continuam
no Domingo à noite no Cinema São Jorge com leituras do Memorial do Convento.

Etiquetas:

0 Responses to “Parabéns a José Saramago”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com