| A Arte de Pensar |


Unicef Photo of the Year

A fotografia de Ghulam, uma menina afegã de apenas 11 anos que olha atemorizada para o seu marido de 40 anos, da fotógrafa americana, Stephanie Sinclair é a vencedora deste ano do prestigiado prémio Unicef Photo of the Year. Este prémio, instituído pelo Comité alemão da Unicef em 2000 tem como objectivo principal, alertar-nos a todos para as terríveis realidades de muitas crianças, que por todo o mundo vêem a sua infância vilipendiada e a sua liberdade posta em causa diariamente com o consentimento das suas famílias e das comunidades locais.
A fotografia vencedora deste ano, mostra de uma forma brilhante através do olhar de Ghulam o quão atroz pode ser a vida de uma criança, espelhando assim a triste realidade de muitas crianças asiáticas e africanas que em plena infância vêem a sua liberdade amputada com o consentimento das suas famílias, através de casamentos acordados entre adultos (sem escrúpulos). Esta fotografia faz parte do trabalho sobre casamentos entre, e com crianças/adolescentes, que nos últimos dois anos Stephanie Sinclair tem vindo a desenvolver por países como o Afeganistão, o Nepal ou a Etiópia, onde esta é uma prática bastante comum dentro de algumas comunidades.
Para o 2º lugar, o júri escolheu uma fotografia do fotógrafo do Bangladesh, G M B Akash, que retrata com a sua imagem a realidade diária de milhões de crianças do seu país – o trabalho infantil.
No 3º lugar, ficou uma fotografia do fotógrafo alemão, Hartmut Schwarzbach que retratou Annalyn, uma menina filipina, na Aroma Smokey Mountain uma lixeira nos arredores de Manila onde vive desde há já 3 anos com a sua familia. Como ela vivem no meio da imensidão do lixo de Manila, centenas de outras crianças que Hartmut retratou durante o último biénio.
Números:
O Casamento com crianças:
- Cerca de 51 milhões de raparigas em todo o mundo com idades entre os 15 e 19 anos foram forçadas a casar com adultos.
- No Rajasthan, na Índia 15% das mulheres tem menos de 10 anos à data do casamento.
- Em grande número destes casamentos as mulheres são obrigadas a gravidezes em idades extremamente prematuras.
- Entre os 10 e 14 anos de idade é cinco vezes maior o risco de não sobreviver a uma gravidez.
- Todos os anos morrem no mundo 150.000 mulheres adolescentes por complicações durante a gravidez.

Trabalho Infantil:
- Perto de 3.3 milhões de crianças do Bangladesh estão envolvidas em actividades consideradas de trabalho infantil (cerca de 20% da população activa).
- Uma criança recebe em média 60 Taka (menos de 1 US$) por dia de trabalho, 1/3 do vencimento de 1 adulto.



1º Prémio - Stephanie Sinclair, USA, Freeleance Photographer

2º Prémio - G M B (Golam Mostofa Bhuiya) Akash, Bangladesh, Freelance Photographer, Panos Pictures

3º Prémio - Hartmut Schwarzbach, Germany, ARGUS

Help UNICEF: http://www.unicef.org/support/index.html

Etiquetas: , , , ,

0 Responses to “Unicef Photo of the Year”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com