| A Arte de Pensar |


Barack Obama: A mudança aproxima-se

Depois da expressiva vitória no Iowa, o Senador Barack Obama é agora olhado pelos eleitores democratas e pela imprensa americana e internacional como um sério candidato à Presidência.
É com ele que o país pode mudar, lê-se no rescaldo da euforia do Iowa, a imprensa internacional parece já rendida ao Senador, e os discursos dos analistas mudaram abruptamente. Hillary Clinton, aparece agora, num segundo plano, como se de uma candidatura menor se tratasse, apesar de a nível nacional continuar a liderar as sondagens, com mais de 20 pontos de margem e de, no New Hampshire continuar ainda à frente do Senador de Chicago.
Mas, em apenas um dia, tudo parece ter mudado, e, é que, Obama transmite entusiasmo fala ao coração dos americanos, sabe como ninguém os problemas que sofrem os menos favorecidos, compreende as angústias dos imigrantes, reconhece perante todos, os males que "circulam" por Washington. Fala no “ser” americano, raramente individualiza o discurso, utiliza o “nós” e não o “eu”, fala aos jovens, aos velhos, aos pobres, aos ricos, aos asiáticos, aos latinos, aos negros, aos brancos, fala de mudança, de esperança, de um "novo" país. E os americanos, agora parecem acordar para essa mudança.



Video: Discurso da vitória, 03/01/08, Des Moines, Iowa

Etiquetas: ,

0 Responses to “Barack Obama: A mudança aproxima-se”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com