| A Arte de Pensar |


Eleições em Espanha

Como era expectável o PSOE ganhou as eleições em Espanha, mas isso sim, sem maioria absoluta e por uma margem ligeiramente inferior à previsível, numas eleições que ficam marcadas pela diminuição do peso dos partidos de cariz nacionalista nas Cortes de Madrid e pela quase extinção da Izquierda Unida, que elege apenas dois deputados (em 1996 elegeu 21), o seu líder em Madrid e o líder da Iniciativa Verds na Catalunha.
Assim e a confirmarem-se estes
resultados, o PP, com 153 deputados, elege mais 5 deputados que em 2000, enquanto o PSOE, com 169 deputados, ganha também 5 face às eleições de Março de 2000.
Estes resultados, e apesar de perder uma vez mais as eleições, permitem a Mariano Rajoy, “segurar” por enquanto a liderança do PP, no entanto agora a incógnita será saber até quando aguentará Rajoy (o PP tem já marcado um congresso para o Verão), e ao mesmo tempo saber quem irá avançar para o seu lugar. Seria interessante para o partido que alguém mais moderado como Alberto Ruiz-Gallardón avançasse e pusesse fim ao clima de crispação que governa o partido.
Estes resultados, “escondem” ainda um outro possível vencedor, os nacionalistas catalães da Convergència i Unió, que elegeram 11 deputados (mais 1 que em 2000) e que, face à quebra da Izquierda Unida e da Esquerra Republicana (nacionalistas catalães) surgem agora como o aliado ideal para o PSOE. Os convergentes, têm praticamente todos os ases na mão e como condição inicial irão certamente exigir o fim do tripartito que governa em coligação a Catalunha, para assim poderem liderar os destinos da sua nação, no entanto será difícil que o PSOE, abdique da coligação que os mantem no poder da Generalitat.
Um outro cenário de coligação possível mais complexo e instável, seria a coligação com a Izquierda Unida, a Esquerra Republicana e o Bloque Nacionalista Galego. Os dados acabam de ser lançados e as negociações irão certamente ser longas.

Etiquetas: , , , , , , ,

1 Responses to “Eleições em Espanha”

  1. # Anonymous Anónimo

    Ista, ista, ista, España Socialista!
    Ista, ista, ista, España Socialista!
    Viva el Zapatero!!  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com