| A Arte de Pensar |


Hillary e McCain: "The Comeback Kids"

Hillary e McCain ganharam as primárias de New Hampshire (NH). A vitória do Senador do Arizona era esperada, já aqui tinha ganho em 2000, contra Bush e "apenas" tinha um adversário – Mitt Romney.
O Senador pode agora, pensar seriamente na nomeação como candidato oficial do Partido, depois de muitos terem dado a sua candidatura como moribunda, McCain precisava de vencer em NH e de vencer Romney. A eleição do lado republicano, será certamente uma luta a três, Romney, McCain, Giuliani, no entanto, ainda tudo pode passar do lado do “elefante”.
Quanto à vitória de Hillary Clinton, poucos a esperariam, depois da ascensão estrondosa que Barack Obama teve na última semana.
Mas o primeiro que se deve salientar, destas primárias no estado do granito, é a falha total, de praticamente todos os estudos de opinião, realizados nos dias precedentes ao Caucus do Iowa. Estas sondagens, que começaram a surgir no fim-de-semana, indicavam uma clara mudança de intenção de voto. Hillary, em todas as sondagens perdeu a vantagem que tinha, de 6-8 pontos, passando, como que por acto de magia esta vantagem de imediato para Obama, que nas sondagens de segunda-feira, chegou a ter mais de 10 pontos de margem para a Senadora. Estamos perante um fenómeno conhecido dos americanos, a força mediática de Obama, foi tal que os eleitores democratas, passaram a ter receio, em demonstrar que não iriam votar num candidato de cor, Bradley/Wilder effect - apoiaram Obama nas sondagens, no entanto na eleição votaram Hillary. Para o Prof. Jon A. Krosnick, Hillary beneficiou ainda da sua posição nos boletins de voto. Para o Professor de Stanford, a posição de Hillary pode lhe ter “dado” mesmo, 3% do total de votos. Caso não houvesse tal distância nos lugares em que aparecem nos boletins de voto, esta eleição ficaria empatada, ou desiquilibrar-se-ia para o lado do Senador de Illinois, segundo Krosnick.
É com este cenário, que a vitória de Hillary Clinton em NH, assume ainda um conotação mais emblemática, agora sim pode utilizar o epíteto (que tanto ajudou Bill) de “comeback kid”, com que várias vezes se nomeou depois do desaire de Iowa, para se manter na corrida e apelar à mobilização dos seus apoiantes, mais jovens.
Esta vitória, faz acalmar a euforia dos apoiantes de Obama, que ontem depois de ouvirem o seu candidato, estavam bastante resignados à força da “máquina” partidária de Hillary Clinton, muito subestimada depois da pesada derrota no Iowa.
Apesar de todo este clima de derrota, Obama conseguiu algo notável, face às sondagens do último mês, no mínimo equilibrou esta luta, que Hillary pensava haver já vencido. Falta saber, quando é que (se o fizer) John Edwards abdicará da corrida, e a qual dos candidatos dará o seu apoio (se o fizer).
No entanto, e depois de tudo o que vi até agora, esta parece que será uma luta até ao fim entre Hillary e Obama. Será uma luta entre o grande aparelho partidário de Clinton e o brilhantismo de Obama.
Foto: Vencedores New Hampshire (Washington Post)

Etiquetas: , , , , ,

0 Responses to “Hillary e McCain: "The Comeback Kids"”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com