| A Arte de Pensar |


Reforma da Saúde

Não sei quanto mais vai durar este ministro da Saúde mas era bom que pelo menos a política fosse prosseguida. Sem estar por dentro dos detalhes, acho que não basta apregoar que há estado e despesa a mais e depois protestar sempre se corta em alguma coisa. No caso da saúde não se trata sequer do estado sair, ou estar menos, ou com menos peso. Uma vez que o dinheiro não cai do céu mas dos nossos bolsos, trata-se de procurar racionalizar os meios para que o dinheiro gasto possa traduzir-se na melhor qualidade possivel dos serviços prestados.

Faz sentido haver alguma concentração de meios em menos sitios, quando existem alternativas. Não se pode esperar que quem tem um serviço de saúde ao lado e o vê fechar esteja de acordo, ou não se sinta lesado, mas também sabemos que eles não podem estar em todo lado. É preferível escolher bem onde esses serviços se devem situar, e os que existem serem devidamente apetrechados. Quantas vezes não se está perto do hospital para depois esperar horas para ser atendido? É verdade que assim as unidades de saúde terão de servir áreas maiores mas também podem prestar um serviço com melhores condições, e parte das distâncias pode ser compensada por maior investimento por exemplo em ambulâncias.

Etiquetas: ,

2 Responses to “Reforma da Saúde”

  1. # Blogger Filipe

    Não posso deixar de concordar contigo de forma geral mas a verdade é que andam a morrer pessoas em ambulâncias e muitas vezes em casa à esperas das ambulências! Pessoas que antes tinham centros de saúde à porta de casa!
    Deve-se sempre mudar para políticas mais eficientes para bem de todos mas há que ter em atenção aqueles que são prejudicados na mudança.  

  2. # Anonymous Anónimo

    È a primeira vez que entro por estas "bandas" (blog) e a minha primeira impressão é a de que se trata de um "trabalho" bem cuidado e apresentado. Parabéns!...
    Em relação ao tema: "Saúde".
    Esta tentativa de acabar de vez com o SNS é o fruto de uma politica europeia "anti-social". Veja-se o que se passa por essa Europa fora...
    Algumas (poucas) vozes se levantam como a de Manuel Alegre. Que hajam mais "Anadias" por este país fora e que obriguem os governos a mudar estas atitudes... "fascizantes".
    Continuem o bom trabalho!...  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com