| A Arte de Pensar |


Coração artificial pode vir a ser possível

Investigadores norte-americanos da Universidade de Minnesota publicaram, na revista cientifica de investigação biomédica Nature Medicine, um estudo em que dizem ter conseguido reanimar um coração através duma nova técnica, que cria esperanças aos insuficientes cardíacos e não só através da produção de órgãos bio-artificiais.
A técnica consiste em retirar, dum coração morto, todas as células cardíacas (descelularização) e reinjectar no tecido cardíaco células cardíacas e estaminais cardíacas dum recém-nascido. Os investigadores descobriram que, após este procedimento, o coração acorda, retoma o batimento e ao fim de alguns dias tem prestações regulares.
Esta investigação foi realizada em animais mas há expectativas positivas de utilizar esta técnica em humanos o que poderá levantar questões de natureza ética, nomeadamente pelos grupos religiosos extremistas que sempre têm uma palavra a dizer nestes casos. É verdade que esta não é uma situação que se compare com a clonagem ou manipulação genética mas não deixa de ser também verdade que as associações pró-vida não perdem uma oportunidade para aparecer, mesmo que com argumentos retrógradas e distorcidos, desde que assim tenham publicidade.
Como todo este género de investigações, a aplicação em humanos terá que esperar ainda alguns anos.
Imagem: Coração de rato antes, durante e depois do processo de descelularização. Thomas Matthiesen

Etiquetas:

0 Responses to “Coração artificial pode vir a ser possível”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com