| A Arte de Pensar |


Fantasporto XXVIII

Já não falta muito para começar um dos maiores festivais de cinema do país, o Fantasporto. Este festival comemora a sua 28ª edição com o anúncio de qualidade e quantidade a superar todas as expectativas da organização o que não é de admirar tendo em conta o bom trabalho feito desde 1981 e a notoriedade internacional que já tem.
Nomes de referência têm este festival no seu currículo como David Cronenberg, Brian de Palma, David Lynch, Luc Besson, Lars von Trier, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Guillermo del Toro, Danny Boyle, David Fincher, os irmãos Waschowski, entre muitos outros. E por falar em irmãos, são os Coen, autores de “Fargo” e “The big Lebowski”, que vão abrir a edição deste ano, com “No country for old men”, a 25 de Fevereiro no Rivoli. Tive já oportunidade de ver este filme e posso dizer que é fantástico o retrato feito da paisagem texana, das gentes e, principalmente, dos costumes e forma como comunicam. Gostei e recomendo apesar de ter ficado desiludido na parte final.
A organização divulgou que este ano terá 357 filmes em exibição por oito cidades do país através de diversas salas Lusomundo e ainda uma homenagem ao actor Max von Sydow conhecido por filmes como “O diário de Anne Frank”, “O exorcista”, “Flash Gordon”, “Conan, o bárbaro”, “Quo Vadis?”, “Despertares”, “What dreams may come”, "Relatório minoritário”, entre muitos outros.
Lembrando o vencedor da última edição, vi recentemente “El laberinto del Fauno” de Guillermo del Toro. Uma história envolvente duma menina que queria ser princesa. A forma como é retratado o clima de violência e perseguição da Espanha Franquista dos anos quarenta é exímia ao ponto de ser chocante. Quem gostar de histórias fantásticas e de fugir ao "Hollywood’ismo" instalado tem aqui uma excelente opção.
O Fantasporto 2008 terá lugar entre os dias 25 de Fevereiro e 9 de Março próximos.

Etiquetas: ,

3 Responses to “Fantasporto XXVIII”

  1. # Blogger Zaracotrim

    De facto 1980 foi um grande ano!  

  2. # Blogger Filipe

    hummmm...... ora se esta é a 28ª edição do festival significa que em 1981 realizou-se a 1ª o que faz de 1980 um grande ano porquê?
    Bom, já vi que contas não é o teu forte :)  

  3. # Blogger Zaracotrim

    ... pq foi o maravilhoso último ano em que n existiu fantasporto... grrrrr!  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com