| A Arte de Pensar |


Centenário do Regicídio

Assinala-se neste dia 1 de Fevereiro o centenário do atentado que vitimou o Rei D. Carlos e o Príncipe herdeiro D. Luis Felipe. Assim nasce a nossa Républica.

Lá estarei.

6 Responses to “Centenário do Regicídio”

  1. # Blogger Martins Pringles

    Como disse o D. Duarte neste último 5 de Outubro: "se o 5 de Outubro de 1910 tivesse sido uma coisa boa, o 25 de Abril de 1974 nunca teria sido preciso".  

  2. # Blogger Martins Pringles

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  3. # Blogger Filipe

    Apesar se ser um republicano e prezar a nossa democracia acho que comemorar um regicidio é despropositado. Já o 5 de Outubro tudo bem...  

  4. # Blogger Martins Pringles

    Ao dizeres "e prezar a nossa democracia" parece que estás a dizer que as Monarquias não são democracias. E se estiveres informado, sabes que em termos democráticos a República em 1910 nada trouxe de novo em relação à Monarquia vigente.  

  5. # Blogger Martins Pringles

    Até devo acrescentar que a adopção da República tem muito pouco de democrático.

    E sim deve-se comemorar o 5 de Outubro, mas pelas razões correctas, não pela alteração de um regime político mas por ser a data da assinatura do Tratado de Zamora (a nossa independência de Castela e Leão).  

  6. # Blogger Unknown

    fg se calhar não me fiz entender, a iniciativa pretende assinalar e não comemorar o regicídio. Obviamente quem lá vai é porque condena o crime que foi cometido e as suas consequências.  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com