| A Arte de Pensar |


Urso de Ouro para Tropa de Elite

Um filme brasileiro foi a grande estrela do Festival Internacional de Cinema de Berlim. A mais recente longa-metragem de José Padilha, Tropa de Elite, ganhou o Urso de Ouro da Berlinale. Apesar do enorme sucesso que o filme teve no Brasil, e fora, não deixa de ser uma surpresa constatar a pujança da indústria cinematográfica brasileira nos dias que correm.
Tive já o prazer de ver este filme que recomendo a quem não se deixe facilmente impressionar por situações reais de corrupção, violência e desespero. Outro filme brasileiro bem conhecido do público é Cidade de Deus. Este filme de 2002, que levou Fernando Meirelles aos Óscares, conta a história do surgimento e desenvolvimento duma favela no Rio de Janeiro e de todos os problemas sociais e criminais inerentes. A violência, o uso de armas, o tráfico de droga e a corrupção estão bem ilustrados aqui tal como em Tropa de Elite. Parece que ao vermos estes dois filmes estamos a ver os dois lados do mesmo mundo. Em Cidade de Deus os miúdos violentos, as armas, os assassinatos, os traficantes, os polícias corruptos. Em Tropa de Elite a mesma violência, os policiais corruptos e os novatos com vontade de mudar o mundo mas sem meios para o fazer nem força para enfrentar o poder instalado.
Não podia deixar de referir que a banda sonora deste mais recente Urso de Ouro é fantástica como se pode ouvir em baixo.



Vídeo: Trailer de Tropa de Elite

Consulte os vencedores do Festival aqui

Etiquetas:

1 Responses to “Urso de Ouro para Tropa de Elite”

  1. # Blogger Zaracotrim

    Pode ler-se no Público de hoje:
    "... Tropa de Elite e Happy-Go-Lucky estão adquiridos pela Lusomundo para estreia (ainda sem data marcada)." - hummm... suspeito! :)  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com