| A Arte de Pensar |


O fim do Ensino Especializado da Música

Recentemente o Ministério da Educação, seguindo a sua já, lamentavelmente, característica linha política, onde primam a incompetência e a prepotência; decidiu impedir as escolas públicas de música (vulgo Conservatórios), de leccionar o ensino musical aos alunos do 1º Ciclo (6 a 9 anos de idade). Este ensino deixará de ser ministrado por instituições especializadas e passará a ser incluído nas AEC’s (actividades enriquecimento curricular) adquirindo assim um carácter superficial no currículo. Assim os alunos do 1º Ciclo irão deixar de ter acesso ao currículo standard actual, de 6 horas semanais de ensino musical, que inclui estudo individual de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática, para passarem a ter 2 horas semanais de não se sabe bem ainda o quê.
Para além desta “inteligente” medida, o Ministério, pretende ainda acabar com o regime supletivo e o regime articulado de ensino musical, no ensino secundário, o que irá desestabilizar gravemente o ensino de música especializado, e impossibilitar o acesso a este, de milhares de alunos, por todo o país.

Etiquetas: , ,

1 Responses to “O fim do Ensino Especializado da Música”

  1. # Blogger Zaracotrim

    Desde o ano lectivo 2006/2007 que o ensino da música no 1º ciclo está incluído nas Actividades de Enriquecimento Curricular.  

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com