| A Arte de Pensar |


Não!

A Irlanda disse Não ao Tratado de Lisboa. Já aqui estão os euro-fãs a explicar que apenas votaram 40% dos irlandeses, que são 1 milhão de pessoas a decidir pelas centenas de milhões na união inteira, que o processo não deve parar por causa disto, que a campanha do Não usou mentiras, que as pessoas desconhecem o conteúdo do tratado, etc, etc, etc...

Há aqui algum choque, natural se virmos o quase consenso da classe política e pensante e o compararmos com aquilo que os cidadãos expressam na hora do voto. Eu diria que é a democracia. Mas parece que afinal é o povo obscuro e ignorante a perturbar os projectos iluminados de quem sabe o que é melhor. Quem está mal é o povinho, não são os projectos. Os artífices deste virtuoso tratado bem sabiam o que faziam quando usaram de tudo para impedir que país algum pudesse perguntar aos seus eleitores o que pensam sobre o assunto. Eles bem sabem que se assim não fosse a Irlanda ia estar bem acompanhada.

Esta forma de fazer as coisas na UE é, por si só, um bom motivo para se dizer Não!

0 Responses to “Não!”

Enviar um comentário

Search

Arte de Pensar

      A Arte é um blog actual, que pretende discutir a actualidade nacional e internacional e estar atento a todos os actos e/ou iniciativas relevantes no universo cultural.
        Contacto: aartepensar[at]gmail[dot]com